quarta-feira, 21 de maio de 2008

Coordenadora do Mestrado em evento com Ignacy Sachs

Coordenadora do Mestrado em evento com Ignacy Sachs
A Professora Gisela Maria Bester, coordenadora do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania, do UNICURITIBA, participou do Fórum de Lideranças para a Sustentabilidade, realizado em São Paulo (6 e 7/5/2008), no Centro Universitário SENAC. O evento contou com o apoio do UNIETHOS e teve como destaque a presença do socioeconomista polonês naturalizado francês, Ignacy Sachs. Aos 81 anos e demonstrando altíssimo vigor intelectual, o Professor Ignacy ministrou palestra no painel sobre “Os desafios da sustentabilidade para as políticas, organizações e os desafios para a formação”, trazendo ao público sua experiência de meio século de produção intelectual nas temáticas ligadas ao desenvolvimento sustentável. Autor de mais de 20 livros sobre desenvolvimento e meio ambiente, Ignacy Sachs é professor emérito da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (EHESS), fundador e co-diretor do Centro de Pesquisa sobre o Brasil Contemporâneo e criador do Centro Internacional de Pesquisas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ambos em funcionamento na França.

Professora Gisela conhece o Professor Doutor Ignacy Sachs

O Fórum congregou representantes das esferas pública, privada e do terceiro setor para a discussão de propostas visando à formação de lideranças com novas competências profissionais focalizadas na sustentabilidade social, econômica e ambiental. Tendo lançado no início da década de 70 alguns dos principais fundamentos do debate contemporâneo sobre a necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento que fosse baseado na convergência entre Economia, Ecologia, Antropologia Cultural e Ciência Política, Sachs reforçou, nesse evento, a orientação de que “não podemos sacrificar o social no altar do ambiental, como sacrificamos o ambiental no altar do econômico”, demonstrando com isso a beleza e a dificuldade do tema. Uma das obras do Professor Ignacy Sachs – Rumo à ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento – está sendo objeto de estudo dos candidatos ao Processo Seletivo para a turma 2008 do Mestrado do UNICURITIBA, especificamente para a prova dissertativa. Esse livro reúne uma seleção dos mais importantes ensaios e artigos do autor, oferecendo uma imagem da evolução de seu pensamento.

Professora Gisela atua como relatora da Oficina "Competências para a Sustentabilidade", no Fórum de Lideranças para a Sustentabilidade

A Professora Gisela atuou, no Fórum, como relatora na Oficina “Competências para a Sustentabilidade” e contatou o Professor Ignacy Sachs, com vistas a uma eventual conferência no Mestrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário