sexta-feira, 22 de agosto de 2008

"Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento: o papel do CNPq", proferida pelo Doutor Marco Antonio Zago

Integrante do Grupo de Pesquisa participa da Aula Magna "Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento: o papel do CNPq", promovida pela Pós-Graduação da UFPR e proferida pelo Presidente do CNPq Doutor Marco Antonio Zago

Em 28 de julho de 2008, das 14h30 às 17h00, no Auditório Professor Ulysses de Campos, do Setor de Ciências Sociais e Aplicadas, campus Jardim Botânico, a integrante Elizabeth Araujo dos Santos, do Grupo de Pesquisa "Efetividade dos preceitos constitucionais sobre responsabilidade socioambiental: quo vadis, empresa brasileira?", do Mestrado em Direito do UNICURITIBA, participou da abertura do segundo semestre letivo de 2008 da UFPR, com a Aula Magna proferida pelo Presidente do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –, Doutor Marco Antonio Zago.


O Professor Zago abordou diversos temas de interesse acadêmico, ressaltando que a produção de conhecimento tem papel decisivo no desenvolvimento econômico e social, uma vez que, segundo Pasteur "não existe ciência aplicada, somente aplicação da ciência."
Exemplos do papel cumprido pelo CNPq são os programas de fomento à pesquisa, tais como: Programas de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação Científica Júnior (ICJ), além dos Programas de formação em Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado e o Programa de Bolsas para Produtividade em Pesquisa. Também merecem destaque: incentivos em Tecnologia, Extensão e Inovação; editais para projetos de pesquisa e projetos dos Fundos Setoriais de C&T; apoio a eventos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação; Programa Apoio a Núcleos de Excelência (PRONEX); Institutos do Milênio; Primeiros Projetos (PPP); Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR); Apoio a Publicações Científicas; Cooperação Internacional; Parcerias com as Secretarias de C&T e Fundações de Apoio a Pesquisas Estaduais.
Segundo Zago, o plano de Estado para a Ciência e Tecnologia tem como missão quatro dimensões estratégicas: desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade; transferência para o setor produtivo; formação de RH e transferência de conhecimento para a sociedade.
Ao comentar o cenário internacional, Zago destacou que no Canadá, Inglaterra, Alemanha e EUA as pesquisas concentram-se mais nas indústrias e no governo do que nas universidades; em contrapartida, no Brasil, concentra-se quase que exclusivamente em universidades, e isto precisa ser repensado por todos nós. Alemanha e França lideram disparadamente o cenário mundial de pesquisas científicas, tanto em qualidade quanto em quantidade.
Ainda, o palestrante destacou que o Brasil possui apenas 9.400 doutores (conforme dados de 2006), e que esse número precisará triplicar para equipararem-se os quadros nacionais dos países desenvolvidos. Já a produção de artigos científicos, por exemplo, na área de Ciências Ambientais, no período de 2002 a 2006, foi de 4.105; a China, por sua vez, produziu 17.214, ocupando o 13° lugar no ranking de publicações. As produções cuja temática seja o meio ambiente permanecem um desafio tanto nacional quanto internacionalmente.
Na tentativa de reverter tal realidade da pesquisa brasileira, que de acordo com os dados de 2005 investiu 0,9% do PIB, o CNPq lança o Edital dos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, um investimento de R$ 435 milhões e com metas ambiciosas, cuja parceria envolve três agências federais (CNPq, FINEP e Capes) e três agências estaduais (FAPEMIG, FAPERJ e FAPESP), com foco temático em várias áreas do conhecimento, especialmente: Biocombustíveis, Energia Elétrica, Hidrogênio e Fontes Renováveis de Energia, Educação, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Amazônia, Biodiversidade e Recursos Naturais, Mudanças Climáticas, Defesa Nacional, Segurança Pública e Inclusão Social.
Para maiores informações, disponibiliza-se aos interessados o CD com a gravação da palestra na íntegra, na secretaria do Mestrado do UNICURITIBA.

Nota redigida por Gisela Maria Bester, Elizabeth Araujo dos Santos e Eliseu Raphael Venturi, integrantes do Grupo de Pesquisa "Efetividade dos preceitos constitucionais sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental: quo vadis, empresa brasileira?".


Referências:
Brasil – Ministério da Ciência e Tecnologia: planos estratégicos. Disponível em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/15854.html .

R$ 435 Milhões - Edital dos Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação. Parceria envolve três agências federais (CNPq, FINEP e Capes) e três agências estaduais (FAPEMIG, FAPERJ e FAPESP).
Disponível em: http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2008/0804b.htm .


Sítio do Ministério da Ciência e Tecnologia brasileiro.
Disponível em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/index.php.

Sítio do CNPq. Disponível em: http://www.cnpq.br/.

Blog do Grupo de Pesquisa. "Efetividade dos preceitos constitucionais sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental: quo vadis, empresa brasileira?". Disponível em: http://quovadisempresabrasileira.blogspot.com/.