segunda-feira, 11 de agosto de 2008

GRUPO DE PESQUISA QUO VADIS REPRESENTOU O MESTRADO NO XVII ENCONTRO PREPARATÓRIO DO CONPEDI

GRUPO DE PESQUISA QUO VADIS REPRESENTOU O MESTRADO NO XVII ENCONTRO PREPARATÓRIO DO CONPEDI
O grupo de pesquisa “Efetividade dos preceitos constitucionais sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental: quo vadis, empresa brasileira?” do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA se fez presente nos debates acadêmicos que envolveram o XVII Encontro Preparatório para o Congresso Nacional do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, realizado nos dias 19, 20 e 21 de junho de 2008, na cidade de Salvador/BA. A professora Katya Isaguirre, vice-líder do grupo e egressa do Mestrado do UNICURITIBA (turma 2002), teve aprovado o trabalho intitulado “Ensaio por uma vida digna: a educação interdisciplinar como pressuposto para a construção da racionalidade ambiental”. O artigo, que traz uma reflexão acerca da maior proximidade entre as ciências para melhor interpretar as questões ambientais, foi apresentado por Katya no grupo de Trabalho “Direito Ambiental e Animal”, no dia 20 de junho de 2008. Com isso as atividades e discussões que envolvem a pesquisa científica da Instituição ganharam corpo e representação no encontro. Segundo a professora Gisela Maria Bester, líder do Grupo e que também participou do evento, “a publicação do artigo nos anais do evento representa a evolução da pesquisa acadêmica do UNICURITIBA e confirma os bons resultados que já foram obtidos nas discussões deste Grupo de Pesquisa do Mestrado”.
O Mestrado também marcou participação com as apresentações e publicações dos trabalhos dos professores Marta Tonin (“Direito humano à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional da criança e do adolescente”, em co-autoria com a professora da Graduação Maria da Glória Colucci) e Luis Fernando Lopes Pereira (“Joaquim Manuel de Macedo: crítico da cultura político-jurídica do Império”).
O XVII Congresso Nacional do CONPEDI será realizado no Distrito Federal, sediado pela Universidade de Brasília, no mês de novembro próximo.
Nota escrita por Gisela Maria Bester e Katya Isaguirre.
Mais informações em:
MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL E CIDADANIA DO UNICURITIBA. Disponível em: <http://www.unicuritiba.com.br/webmkt/mestrado/>.
CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO. Disponível em: <http://conpedi.org/>.