domingo, 9 de novembro de 2008

NA SEMANA DE EXTENSÃO, MESTRADO APRESENTOU O PRIMEIRO BLOG CIENTÍFICO DO UNICURITIBA INDEXADO NO ANEL DE BLOGS CIENTÍFICOS

NA SEMANA DE EXTENSÃO, MESTRADO APRESENTOU O PRIMEIRO BLOG CIENTÍFICO DO UNICURITIBA INDEXADO NO ANEL DE BLOGS CIENTÍFICOS
No contexto da II Semana de Extensão do UNICURITIBA o Mestrado em Direito apresentou à comunidade científica seu primeiro blog científico, direcionado a divulgar a produção do Grupo de Pesquisa "Efetividade dos preceitos constitucionais sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental: quo vadis, empresa brasileira?". Trata-se do blog <http://quovadisempresabrasileira.blogspot.com/>, criado em março de 2008 e que, desde julho, está indexado no Anel de Blogs Científicos, do Laboratório de Divulgação Científica, projeto mantido no Departamento de Física e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo (USP).
A apresentação ocorreu em 24/10/2008, das 8h30 às 12 horas, no Miniauditório do Câmpus Milton Vianna Filho, e contou, além da exposição de um dos redatores do blog – Eliseu Raphael Venturi –, com a fala da convidada externa Denise Adriana Bandeira, professora da Faculdade de Artes do Paraná, que tem experiência no uso das novas tecnologias tanto na produção em artes visuais quanto em educação.

O título da apresentação foi "Divulgação científica na blogosfera: breve contributo à pesquisa em Direito, via experiência do quo vadis?". Foram abordadas as possibilidades pedagógicas do meio eletrônico, principalmente nos aspectos de debates, troca de experiências, envolvimento no ensinar e aprender, com base na experiência da Professora Denise em avaliar blogs de alunos.
Assim, foram realçadas as possibilidades da ferramenta. Denise também expôs os argumentos para o uso de mídias interativas na formação superior, em seus elementos de colaboração, de cooperação, de trabalho em equipe e de prática reflexiva, ressaltando todas essas características que ajudam a compreender como as novas tecnologias incidem sobre os procedimentos educacionais e sobre o pensamento individual e coletivo.
Na segunda parte da apresentação foi feita uma breve descrição específica das páginas do Grupo de Pesquisa do Mestrado, mostrando os fundamentos de sua criação e os elementos apontados por Claudia Lima Marques como identificadores da crise na pesquisa em Direito (massificação do ensino, abordagens essencialmente orais, leitura de codificação, uso exclusivo de quadro-de-giz, falta de dialeticidade, avaliações objetivas). Assim, demonstrou-se como as novas tecnologias podem auxiliar na superação dessa crise. Além disso, serviu-se de metodólogos para classificar uma produção como científica ou não e os pontos relevantes sobre sua divulgação.