domingo, 14 de dezembro de 2008

INTEGRANTES DO GRUPO DE PESQUISA APROVARAM TRABALHOS CIENTÍFICOS EM EVENTOS NACIONAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE

INTEGRANTES DO GRUPO DE PESQUISA APROVARAM TRABALHOS CIENTÍFICOS EM EVENTOS NACIONAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE

No mês de novembro de 2008 o Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA continuou obtendo profícuos resultados no que se refere à pesquisa científica, mais uma vez com a contribuição dos trabalhos desenvolvidos no contexto do Grupo de Pesquisa "Efetividade dos preceitos constitucionais sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental: quo vadis, empresa brasileira?", um dos oferecidos pela Linha de Pesquisa 2 – Atividade Empresarial e Constituição: inclusão e sustentabilidade.

No período de 12 a 14/11/2008 o UNICURITIBA foi representado pela Professora Gisela Maria Bester, coordenadora do Mestrado e líder do Grupo, no 3° SEMINÁRIO PARA A SUSTENTABILIDADE, promovido pela FAE Centro Universitário. Tratou-se de evento de cunho nacional, contando com seleção científica de trabalhos, no qual o Mestrado do UNICURITIBA logrou aprovar dois artigos produzidos no contexto do referido Grupo de Pesquisa Científica. O primeiro deles foi elaborado em co-autoria pelo mestrando em Direito no UNICURITIBA, Robson Ochiai Padilha, e pela sua orientadora, Professora Gisela, intitulando-se “A cobrança como instrumento de controle do uso da água e o desenvolvimento sustentável”. Foi apresentado de acordo com a metodologia de exposição oral amparada em PowerPoint, seguida de debates, no contexto do painel sobre a área temática “Gestão Social e Políticas Públicas para a Sustentabilidade”, explorando a subdivisão “Direito ambiental e ações para a sustentabilidade”. O outro artigo levado a público, “Malhas de luz, caleidoscópios da vida: o diálogo entre The Corporation e Koyaanisqatsi visando à racionalidade ambiental como proposta de educação para outra forma de viver na sociedade de risco”, foi também em co-autoria da Professora Gisela com o graduando em Direito pelo UNICURITIBA, Eliseu Raphael Venturi. O trabalho foi apresentado no painel de “Educação para Sustentabilidade”, que envolvia “a reflexão sobre as práticas socioambientais contemporâneas, em um contexto marcado pela degradação do ecossistema, e a necessária reflexão sobre conceitos e modelos educacionais em direção à sustentabilidade planetária”. Tal painel contemplou abordagens acerca da produção do conhecimento que privilegiassem as inter-relações entre os sistemas natureza e a sociedade e que atingissem tanto a análise do processo educacional quanto o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização socioambiental, buscando-se a construção de uma educação sustentável.

Já nos dias 27 e 28/11/2008 foram apresentados mais dois artigos científicos do mesmo Grupo de Pesquisa do UNICURITIBA, durante o II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO SOCIOAMBIENTAL e o SEMINÁRIO ESTATUTO DOS POVOS INDÍGENAS, promovidos pela PUCPR, ambos igualmente classificados em processo de seleção científica de trabalhos. No painel “Regulação Econômica e Atuação Empresarial” apresentou-se o texto “Regulação Econômica da Atividade Empresarial diante da Escassez do Recurso Hídrico”, fruto da co-autoria do mestrando Robson Ochiai com sua orientadora no Mestrado, Professora Gisela Bester. Em outro painel, intitulado “Questões Indígenas e Outros Direitos Socioambientais”, foi a vez de ser apresentado o artigo “A Proteção da Diversidade Biológica e Cultural das Comunidades Indígenas por meio do Direito Socioambiental e do Etnoambientalismo”, escrito pela Professora Gisela Bester em co-autoria com a graduanda em Direito no UNICURITIBA, Luciana Alves de Lima, que também é orientanda da Professora Gisela em seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Mais informações sobre os eventos em:

UNIFAE. 3° Seminário sobre Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.fae.edu/seminario_sustentabilidade/>. Acesso em: 28 nov. 2008.

PUCPR. II Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental. Disponível em: <http://direitosocioambiental.webnode.com/>. Acesso em: 28 nov. 2008.

______. Seminário Estatuto dos Povos Indígenas. Disponível em: <http://direitosocioambiental.webnode.com/>. Acesso em: 28 nov. 2008.