quinta-feira, 13 de novembro de 2008

INTEGRANTE DO GRUPO DE PESQUISA DO MESTRADO PARTICIPOU DO V MODELO DAS NAÇÕES UNIDAS - MONU, ORGANIZADO PELO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE R.I.

INTEGRANTE DO GRUPO DE PESQUISA DO MESTRADO PARTICIPA DO V MODELO DAS NAÇÕES UNIDAS - MONU, ORGANIZADO PELO CENTRO ACADÊMICO DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO UNICURITBA.

Nos dias 07, 08 e 09/11/2008, Thiago de Oliveira Gonçalves, integrante do Grupo de Pesquisa do Mestrado “Efetividade dos preceitos constitucionais sobre responsabilidade socioambiental e desenvolvimento sustentável: quo vadis, empresa brasileira?”, coordenado pela Professora Gisela Maria Bester, participou do V Modelo das Nações Unidas – MONU, organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA em conjunto com a Organização Sociedade Global e com o próprio UNICURITIBA.


Cena de um dos painéis do evento

O evento visava a simular as negociações dos principais órgãos multilaterais das Nações Unidas. Thiago fez parte da delegação do Reino Unido no Conselho Econômico e Social do MONU, em que se discutiu a posição das Nações Unidas em relação à alocação de ajuda humanitária para Mianmar, vítima da devastação do ciclone Nargis, sempre levando em conta o princípio da “Responsabilidade de Proteger”, a crise dos alimentos e sua dinâmica na crise financeira e nas questões energéticas, bem como estratégias para se proteger o meio ambiente e velar pelo Nosso Futuro Comum por meio da possível implementação das proposições do desenvolvimento sustentável.Para Thiago, “representar o Mestrado do UNICURITIBA foi uma honra e um desafio, mas com o conhecimento adquirido ao longo de meses de discussões no Grupo de Pesquisa sobre a temática do desenvolvimento sustentável pude bem desempenhar o meu papel de delegado nas discussões do último dia”. A Coordenadora do Mestrado, Professora Gisela Bester, parabeniza Thiago pelo seu excelente desempenho nas negociações, e, notadamente, pela conquista da Menção Honrosa do evento, juntamente com a delegação do Haiti.


O Delegado do Reino Unido no MONU, Thiago de Oliveira Gonçalves

Grato e muito feliz pela condecoração, Thiago, que é estudante do 3º período de Relações Internacionais no UNICURITIBA e integrante do Grupo de Pesquisa do Mestrado, diz que apenas tentou fazer o seu papel o melhor que pôde e agradece à Professora Gisela por ter disponibilizado uma vaga para alguém do curso de Relações Internacionais em grupo de pesquisa que supostamente seria direcionado aos alunos do curso de Direito. “Nas discussões e eventos do grupo pude ver que o desenvolvimento sustentável é um tema pertinente às Relações Internacionais e, assim, pude exercer minha função naquilo que foi, realmente, uma experiência diplomática além da teoria”, diz o acadêmico. Esta é a segunda vez que este Grupo de Pesquisa do Mestrado é representado no MONU – Paraná. No ano de 2007 foi a própria Professora Gisela quem participou, como delegada do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário